O que é :

Minha foto
Petrolina, Pernambuco, Brazil
Sociedade de Psicanálise e Psicopedagogia, desde 2003. Interessados contate-nos: 87 8808 1060, 87 9988 1579.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA

 
 
 
 
 PSICANÁLISE, UM ESTILO DE VIDA!
 
 
 
 
 
 
 
 
 APENAS UM TRECHINHO.....
 
CALLIGARIS, Contardo. Cartas a um jovem terapeuta:
Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Elsevier editora: Rio de Janeiro, 2004.
No livro Cartas a um jovem terapeuta, Contardo Calligaris faz uma reflexão acerca da prática do psicoterapeuta/psicanalista, abordando seus dilemas, ansiedades e temas que causam inquietações, a partir das cartas de dois jovens profissionais. O livro se divide em 11 capítulos onde o autor respondendo às correspondências, trata de diversos temas como os requisitos básicos para ser terapeuta, como se da à formação acadêmica, a questão da cura e também trás a sua própria experiência com psicanalista.
Inicialmente Calligaris sugere que o psicoterapeuta tenha gosto pela palavra, curiosidade pela variedade da experiência humana, que tenha certas doses de inquietações e sofrimento psíquico. Cabe observar, que este sentimento leva o futuro terapeuta ao lugar de paciente, fazendo com que ele possa experienciar estes dois lugares: de futuro terapeuta e analisando. Por está envolvido com várias subjetividades envoltas em movimentos conscientes e inconscientes é necessário que o terapeuta também se cuide, para separar os seus sentimentos dos sentimentos dos pacientes e para resolver suas próprias questões subjacentes.
O livro todo é instigante e de fácil leitura, no entanto o capítulo que mais chama atenção por satisfazer a curiosidade dos jovens terapeutas a respeito do funcionamento de uma sessão é o Questões Práticas. Calligaris nesse capítulo, nos fala de como está estruturada a sessão, qual a sua duração, quais são as regras, qual a importância da escuta, como e quando o paciente deve ser convidado ao divã.
Cartas a um jovem terapeuta é leitura fundamental para todos que estão em formação ou se interessam pela área de psicologia e psicanálise, por ampliar nossa visão acerca da prática da profissão.


LEITURA RECOMENDADA PELA SOPSY - SOCIEDADE DE PSICANÁLISE E PSICOPEDAGOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário